27 de fevereiro de 2014

Ponha seu ECOBLOCO na rua! Veja como fazer instrumentos musicais com material reciclável.


Neste Carnaval, caia na folia com sustentabilidade: é fácil, rápido e econômico. Faça seus próprios instrumentos, utilizando materiais recicláveis. 
Dá para montar uma bateria com surdo, reco-reco, tamborim e muitos outros instrumentos legais. Basta soltar a imaginação, pesquisando os sons dos vários materiais que você tem por aí.

Veja aqui algumas sugestões que Maria Reciclona preparou para que você colocar seu Ecobloco na rua.

MARACAS 

Estas maracas você faz com reutilizando duas latas pequenas de refrigerante. 
Para produzir o som, coloque no interior da lata grãos de arroz ou outro cereal. 
Recorte o fundo de outra lata com o auxílio de uma tesoura. e cole com cola quente sobre o orifício da lata. Para fazer o cabo use um pedaço de bastão (esses são de rolos de papel fax) .Pode-se utilizar também um pedaço de suporte de banner que  você encontra facilmente descartado pelas ruas.
Encaixe este tubo em uma tampa de embalagem de refrigerante ou suco perfurada no diâmetro do tubo. Cole este conjunto sobre a tamba utilizando cola quente.
Decore com adesivo ou papel colorido ou pinte da cor de sua preferência.

TAMBORIM

Este tamborim é feito reutilizando tubos de papelão. Pode não parecer, mas ele tem um som incrível!
Utilize um pedaço de tubo de papelão (use os de material mais resistente). Você pode fazer de vários tamanhos, pois o som será mais grave ou mais agudo, de acordo com a altura do tubo.
Recorte e descarte a parte estreita do bico de um balão (bexiga de borracha). A parte maior restante você deve abri-la, encaixá-la sobre um dos orifícios do tubo e estica-la com o as duas mãos. Deixe o balão beeeeem  esticado e o fixe nas bordas do tubo com fita crepe.
Decore seu tamborim.
Para produzir o som, utilizando um espeto de madeira para churrasco como baqueta batendo suavemente sobre o balão esticado. O som lembra muito o de um tamborim. 

RECO-RECO
 

Este reco-reco é feito reutilizando uma embalagem de iogurte ou suco que tem sua lateral como a da foto acima. 
Retire a tampa da embalagem para que o som possa se reproduzir mais alto.
Passe em movimentos de vai e vem  um espeto de madeira para churrasco sobre as ranhuras laterias da embalagem e ouça o som de reco-reco. 

CHOCALHO

Para fazer este chocalho reutilize tampas e metal de garrafas perfuradas ao centro: faça isso com o auxílio de prego e martelo.
Passe os furos das tampinhas por um pedaço de arame. Deixe sobrar um espaço de arame para as tampinhas se movimentarem.
Prenda cada uma das pontas do arame em um suporte de galão de água mineral, Para isso use fita adesiva colorida. 
Chocalhe bastante!!!

TAROL

Para fazer este tarol reutilize uma embalagem plástica pequena. Retire o fundo com o auxílio de um estilete e no lugar encaixe um balão (bexiga de borracha) . 
Para facilitar, recorte e descarte a parte mais estreita do bico. A parte maior restante você deve abri-la, encaixá-la sobre a embalagem e estica-la com o as duas mãos. Deixe o balão beeeeem  esticado e o fixe nas bordas com fita crepe.
Para produzir o som, utilizando um espeto de madeira para churrasco como baqueta batendo suavemente sobre o balão esticado. 
Obs: utilize balões maiores para embalagens maiores e produza sons de diferentes tonalidades.


MATRACA

Esta matraca produz um som bem divertido.
Para fazê-la você vai reutilizar uma embalagem tetrapack de leite ou suco. Desenhe sobre ela 4 vezes a forma sugerida pela foto.
Cole duas dessas partes uma na outra. Esta será a parte central dupla, mais reforçada.
Abra, aplainando, 4 tampas de metal de garrafa com o auxílio de um martelo. 
Utilizando cola quente, cole uma tampinha no verso da primeira parte, uma em um dos lado da segunda e outra no verso e finalmente uma na parte interna da última parte.
Organize as partes e as una com o auxílio de várias voltas de fita adesiva, (veja detalhe da foto).
Para que a matraca ganhe movimento faça um pequeno corte em cada um dos lados do conjunto e passe ali um elástico de cabelo dando quantas voltas forem necessárias.
Para produzir o som, segure a parte onde colou com fita adesiva com os dedos indicador e polegar e faça movimentos de balanço no ar. As tampas de metal se colidirão e reproduzirão o som da matraca.


CHOCALHO

Para fazer este chocalho reutilize uma embalagem de leite fermentado. Coloque dentro dela um punhado de arroz e tampe com uma tampa de embalagem tetrapack de leite. Ela encaixa perfeitamente num click.
Decore seu chocalho e não perca o ritmo.

É ISSO AÍ PESSOAL. AGORA É SÓ SE DIVERTIR COM MUITA RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE!!!



6 comentários:

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...