19 de agosto de 2014

Mais oficinas de educação ambiental e reciclagem: confecção de velas com reaproveitamento de óleo vegetal.

Blog Maria Reciclona

Recentemente, ministrei várias oficinas de educação ambiental, onde informações sobre o descarte correto e técnicas para o reaproveitamento de óleo vegetal foram abordadas.
Este é um tema que deve ser considerado com muita seriedade, uma vez que é necessário nunca esquecer que apenas um litro de óleo, quando descartado diretamente na pia da cozinha ou sobre o solo, será responsável pela contaminação de 1 milhão de litros de água potável. 

Uma dessas oficinas que ofertei, junto ao meu grupo de trabalho, fez parte do meu TCC do curso de formação de Agente Ambiental, que realizei pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de BH. A oficina foi oferecida à comunidade do bairro Boa Vista. Realizada em 3 horas, a atividade incluiu palestra que abordou diversos aspectos  sobre o consumo, armazenamento e descarte correto e reciclagem industrial do óleo.  


Como parte da programação, os participantes também aprenderam como confeccionar velas reutilizando o óleo vegetal armazenado.

Maria Reciclona

Tivemos também a distribuição de material impresso informativo, kit para a confecção das velas, sorteio de aventais confeccionados com reaproveitamento de banners promocionais e entrega de certificado de participação. 


Outras oficinas seguiram compondo a agenda do Maria Reciclona - Núcleo de ações para a sustentabilidade. Algumas  foram ofertadas dentro do projeto ECOCEBRAC , onde sou instrutora.

Blog Maria Reciclona

Durante as oficinas EcoCebrac, os alunos da instituição também aprenderam muito sobre a temática e colocaram a mão na massa. Eles confeccionaram várias velas, reaproveitando o óleo coletado por eles. O resultado do trabalho foi  transferido diretamente para o Ecobazar. Assim, além da importância ecológica , esta ação ganhou também uma grande importância social, pois toda a verba arrecadada no ecobazar é destinada à compra de cadeiras de rodas que são doadas a instituições que acolhem pessoas com necessidades especiais. 

Maria Reciclona

Os alunos capricharam e utilizaram muitas latas de alumínio para confcção dos suportes, o que conferiu um aspecto colorido e ainda mais sustentável ao produto.


Blog Maria Reciclona

Assim seguimos com nossa agenda de oficinas.
Um abraço a todos.

11 de agosto de 2014

CONFECÇÃO DE ÁLBUNS COM MATERIAL RECICLADO.

 
Recentemente recebi uma encomenda de trabalho e junto, um desafio: confeccionar 20 álbuns em formato A3 para um projeto de sustentabilidade, utilizando o máximo possível de material reciclável.

Para essa missão tratei de confeccionar muitas folhas de papel artesanal, reutilizando papéis diversos.


E nessa etapa, contei com o indispensável apoio e dedicação do meu querido irmão e escudeiro, Henrique. 


Muitas caixas de papelão foram reaproveitadas para a base das capas. E também material de embalagens tetrapack para as dobraduras das cantoneiras . Para as páginas foi utilizado papel Reciclato 150g.





Na encadernação, utilizei a costura japonesa toda feita com barbante de algodão colorido.

A metade dos álbuns foi confeccionada com o material descrito acima e a outra, reutilizando, além do papelão, lona vinil de vários banners promocionais. Veja abaixo.

A  própria tinta das estampa das letras e fotos, contida nos banners, foi reaproveitada e, com um solvente adequado, fiz a decoração.
Dá trabalho, mas o resultado é satisfatório.


Assim, todo o projeto foi concluído após vários dias de trabalho e agradou muitíssimo ao cliente. Prova disso é que uma nova encomenda já foi realizada. Então... mãos à obra .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...