17 de julho de 2017

"Energias Renováveis - A importância da questão energética para o desenvolvimento sustentável" foi tema de mais uma palestra que ministramos em Pirapora - MG.


"Energias Renováveis. A importância da questão energética para o desenvolvimento sustentável" foi o tema de mais uma palestra que tivemos a oportunidade de ministrar, através do programa de educação ambiental do Complexo Solar Pirapora, maior parque de energia solar instalado na América Latina. A atividade aconteceu no último dia 11 de julho, no auditória da Secretaria Municipal de Educação, do município de Pirapora, em MG.

Contando com  a presença de professores e outros servidores municipais, tratamos de importantes aspectos referentes às energias renováveis: solar (térmica e fotovoltaica), eólica, hidráulica, geotérmica, maremotriz e biomassa. Também abordamos aspectos didáticos, apresentamos diversas atividades para composição de planos de aula, vídeos, cartilhas e outros materiais de apoio para os professores poderem melhor compartilhar esta temática com seus alunos.

Apostila e outros materiais de apoio preparados
para o compartilhamento de conhecimentos
 acerca das energias renováveis
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1988) é necessário desenvolver nos cidadãos a capacidade de posicionar-se diante de questões que interferem na sociedade, superando diferenças e nela intervir de forma consciente e responsável. Neste sentido, a escola é considerada um espaço favorável para reflexões, desenvolvendo nos alunos mudanças de atitude e comprometimento em relação a questões sociais, como por exemplo, a ambiental. Quando se propõe a discutir no âmbito escolar tópicos relacionados à temática ambiental, cabe ressaltar a importância de se debaterem concomitante, aqueles que dizem respeito à questão energética, um dos grandes problemas do mundo moderno.

A maior parte da energia utilizada no Planeta é de origem não renovável, ou seja, tem origem em recursos que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza em um prazo útil. Além disso, soma-se o fato de que muitos deles têm um grande potencial destruidor do meio ambiente, fazendo com que a energia gerada seja altamente poluente e causadora de desequilíbrio.
Hoje já sabemos que a energia pode ser gerada de forma mais inteligente, menos poluente e menos dispendiosa. Isso ocorre por meio de fontes como a energia hidráulica, eólica, solar, maremotriz, biomassa e geotérmica, por exemplo. Esses são os chamados recursos renováveis, ou seja, são aqueles que quando usados, são naturalmente reabastecidos em um prazo útil para serem reutilizados. E também se constituem em energias mais limpas e com menor capacidade de geração de gases poluentes e causadores de efeito estufa, portanto, mais sustentáveis. Estas discussões não são e não devem ficar restritas apenas a cientistas, estudiosos e governantes, mas fazerem parte de toda a sociedade; logo a escola não pode se omitir do debate; as crianças e adolescentes precisam discutir as questões energéticas de maneira contextualizada, interdisciplinar e abrangente. Eis um desafio para todos os professores que se dispõem a educar em sintonia com as complexas demandas dos tempos atuais.



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